Dicas
 voltar 
Líquidos e Fluídos

FLUÍDO DE FREIO O sistema de freios constitui-se num item de segurança do seu carro. NUNCA complete o nível do óleo de freio. Se a lâmpada do óleo de freio acender ou o frentista do posto informar que seu óleo de freio está baixo, procure a sua oficina de confiança, pois a pastilha acabou ou, pior, existe algum vazamento de óleo no sistema do veículo, que poderá deixá-lo sem freio a qualquer momento.

FLUÍDO DO RADIADOR Sabemos que os motores trabalham a uma temperatura maior que 100 graus C. Desta forma, a água sozinha não cumpre a sua principal função, que é a de refrigerar o motor. Sendo assim, devemos utilizar no sistema de arrefecimento uma combinação de água e fluído refrigerante ("coolant"), o qual terá a função de assegurar uma perfeita refrigeração do motor, garantindo também proteção, evitando ferrugens no sistema de arrefecimento (bomba d'água, válvula termostática, etc) além de vazamentos inesperados de água. Verifique o nível de água do radiador visualmente, sem abrir a tampa do mesmo. Quando a tampa é aberta, o oxigênio existente no ar entra no reservatório, ajudando no processo de oxidação do sistema.

ÁGUA DA BATERIA Examine a cada 30 dias o nível de água da bateria (baterias convencionais) do seu carro e, quando necessário, acrescente somente água destilada. Verifique se há oxidação nos pólos, isto é, sinal de problema. Procure a sua oficina de confiança para um check-up elétrico.

ÁGUA PARA O LIMPADOR DE PÁRA-BRISA É recomendável que se mantenha neste reservatório uma solução de água + sabão específico. Essa mistura pode auxiliar na visibilidade, mantendo o pára-brisa desengordurado e sem resíduos, geralmente levantados pelo veículo da frente.

topo
  
Confira:
Outras dicas
Todos os direitos reservados